sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dengue: aprenda a fazer uma armadilha para o mosquito


O Brasil é líder mundial em casos de dengue. Eis um pódio que ninguém se orgulha de ficar. Em 2010, a doença matou mais de 500 pessoas no país.

Como ainda não existe vacina, a ação mais simples de prevenção é evitar que o mosquito apareça. A regra básica é eliminar os lugares onde eles se reproduzem. Para isso, você já sabe: nada de acumular água parada, principalmente limpa, em lugar nenhum.

Se você é esperto e está sempre de olho nesses focos, mas ainda assim tem medo de contrair a doença, nós temos uma dica legal para você: a mosquitérica.

O nome é engraçado, mas ela pode ser bem útil já que o mosquito costuma circular num raio de 50 a 100 metros de distância do local de nascimento. Isso significa que um mosquito que nasceu no outro quarteirão pode oferecer perigo.
Veja como fazer uma mosquitérica
Você vai precisar de:

1 garrafa PET

tesoura

lixa para madeira

10 cm de microfiló (ou microtule - é aquele tecido usado em mosquiteiros)

3 ou 4 grãos de arroz cru amassados

1 - Pegue uma garrafa PET de 2 litros e corte-a ao meio, para transformá-la em um funil e um copo.

2 - Guarde o anel de lacre da garrafa sem quebrá-lo. Ele vai ser usado mais tarde.

3 - Lixe o interior do funil até que ele fique bem embaçado, com a superfície áspera.

4 - Recorte de um quadrado de 10x10 cm de microfiló e cubra a boca do funil com essa telinha. Use o anel da garrafa (aquele que você reservou no 2º passo) para prender. Veja a foto.

5 – Pegue os grãos de arroz cru que você amassou e coloque na parte da garrafa que é o nosso “copo”.

6 – Tampe o copo com o funil virado para baixo. Prenda com a fita isolante. Mas, olha, o funil precisa ficar bem vedado!

6 – Calcule a metade do copo e preencha com água limpa até a marca.

7 – Pronto, sua armadilha contra mosquitos está pronta.
Onde colocar?
Na sombra. O mosquito da dengue não gosta de sol. Se puder, coloque dentro de casa, ou bem perto da entrada.

E depois?
Bem, você precisa vigiar. A cada 3 dias, pelo menos, examine a água. Se tiver algum sinal de mosquito dentro dela, agite bastante até perceber que eles morreram. Depois, despeje toda a água na terra, em um buraco com mais ou menos 10 cm de profundidade, e cubra com terra novamente. Se você mora em apartamento, o procedimento é diferente: depois de agitar a água, coloque um pouco de detergente e agite novamente, até ver que possíveis mosquitos ou larvas estão mortos. Depois, o líquido pode ser descartado no vaso sanitário.

Até quando?

Use sua mosquitérica o tempo que for necessário, até perceber que não aparecem mais mosquitos nela. Mas, lembre-se, nunca deixe nada que possa acumular água parada e descoberta. Só assim poderemos acabar com o risco de vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários anônimos não serão publicados:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...