" NOTICIAS DE BONITO E REGIÃO SUDOESTE DO MATO GROSSO SUL" É sempre importante lembrar que a proteção do Meio Ambiente está prevista no Artigo nº 225 da Constituição Federal Brasileira de 1988 estabelece que: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
Páginas
▼
segunda-feira, 21 de março de 2011
Pecuária pode sofrer prejuizos de até R$190 milhões com cheia no Pantanal
Conforme o relatório da Embrapa, os prejuízos com a cheia envolvem seis municípios da planície pantaneira: Corumbá, Aquidauana, Miranda, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Groso e Coxim.
A conta considera os animais que simplesmente vão morrer, e isso já está acontecendo, por não serem retirados das áreas alagadas, a perda de ganho de peso, a queda da natalidade das matrizes, a perda de bezerros que nascerão fracos como conseqüência da debilidade nas mães, além do prejuízo com infraestrutura nas fazendas.
A área total dos municípios em questão, conforme o relatório, é de 88,4 mil quilômetros quadrados, dos quais metade estão sendo atingidos pelas cheias, conforme a Embrapa.
Nessa região, o rebanho bovino é de mais de 3 milhões de cabeças, das quais mais de 388 mil são matrizes. Só em Corumbá, são mais de 1,8 milhão de cabeças. Não há um cálculo de quantos animais estão ilhados.
O governador André Puccinelli está em Brasília. Na semana passada, disse que estava aguardando este relatório para definir sobre a decretação de situação de emergência no Pantanal.
Fonte:campogrande News