Os adolescentes com obesidade grave acompanhados de doenças causadas pelo peso elevado e que passam por problemas de humilhação nas escolas devido à aparência vão poder fazer cirurgia para emagrecer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir desse ano.
O Hospital das Clinicas criou um projeto para acompanhar casos graves de obesidade com crianças e adolescentes que podem estar aptos, acima dos 14 anos, para fazer a cirurgia bariátrica.
A endocrinologista pediátrica que faz a triagem dos adolescentes no hospital, Chistina Hegner, explicou que trabalha com crianças e adolescentes obesos e com a criação do Programa de Atendimento à Criança e Adolescente portador de obesidade mórbida, será possível realizar um trabalho com vários especialistas para avaliar quem precisa de cirurgia.
Muitos dos pacientes têm depressão e ansiedade porque sofrem com o preconceito e a humilhação dos colegas de classe.
A obesidade mórbida ocorre quando o peso da pessoa ultrapassa o valor de 40 no índice de massa corporal (IMC), calculado dividindo o peso pela altura ao quadrado.
Quem pode fazer a cirurgia? Adolescentes a partir de 14 anos com IMC acima de 40 ou acima de 35 associado a doenças graves, como hipertensão e diabetes.
Além disso, o adolescente passa por um longo acompanhamento médico para que seu estilo de vida seja modificado, melhorando sua saúde mental e física. Caso não haja tratamento clinico, ele não consegue emagrecer. Havendo risco de vida para ele, a cirurgia é aconselhada.
Como ter acesso? A família da criança ou adolescente deve buscar um hospital no Estado que seja cadastrado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer a cirurgia bariátrica. A partir daí, será feita avaliação para saber se o paciente pode fazer a cirurgia.
No estado do Espírito Santo, por exemplo, há o Hospital das Clínicas, em Vitória, o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, e o Hospital Evangélico de Vila Velha. Alguns hospitais particulares também realizam o procedimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários anônimos não serão publicados: