sábado, 27 de agosto de 2011

 Os 5 aviões mais rápidos do mundo...
O avião não só é o segundo meio de transporte mais seguro do mundo –perdendo apenas para o elevador- como é o mais rápido de todos. Porém, alguns modelos chegam a alcançar velocidades extremas que, apesar de toda a segurança que o meio fornece, pode até dar aquele frio na barriga com a possibilidade de tripulá-los. Mesmo para aqueles familiarizados com aviação. Por isso, preparamos uma lista com alguns dos mais rápidos aviões do mundo.

Quem ocupa a quinta posição é o F-111. Fabricado pela General Dynamics, esse avião foi utilizado pelos Estados Unidos em muitas guerras em que o país participou e também pela Força Aérea da Austrália. Para alcançar a velocidade de 2.655 km/h e vencer a barreira do som, suas asas são levadas para trás, diminuindo assim, a pressão aerodinâmica. O F-111 está aposentado pelos Estados Unidos desde 1998 e pela Austrália desde o final de 2010.


Alcançando a velocidade de 2.660 km/h, o Mcdonnell Douglas F-15 Eagle consegue a quarta colocação em nosso ranking. Também utilizado pela Força Aérea americana, esse avião, além de ser extremamente rápido, dispõe ainda de uma agilidade fantástica devido ao uso de dois motores de grande potência e reduzida carga alar, fundamentais para se obter essas duas características agregadas em uma só máquina. O F-15 também foi um dos primeiros a contar com o dispositivo HUD (Head Up Display), um display na altura dos olhos que fornece informações de voo, navegação, aproximação e informes do radar.


Conquistando a medalha de bronze temos o MiG-31. Esse interceptador entrou em ação em 1982 e até hoje é considerado o maior avião de caça do mundo. Os últimos modelos pesam aproximadamente 50.000 kg com armamento completo e tanques cheios. Os tanques, aliás, podem comportar até 16.500 kg de combustível. Ele chega a alcançar a incrível marca de 3.000 km/h. O grande diferencial do MiG-31, também conhecido como Foxhound, na época de seu lançamento foi a eletrônica digital de seu aviônicos e o seu radar de antena fixa e abertura sintética Zaslon N-007, o primeiro com scan eletrônico de fase a entrar em serviço no mundo.

Se você acha que os 3.000 km/h do Foxhound já são suficientes, que tal conhecer um avião que alcança 3.500 km/h? Estamos falando do ‘primo’ do nosso terceiro lugar: o MiG 2R, também conhecido como Foxbat. Ambos são de fabricação da Mikoyan-Gurevich, ou seja, têm origem na antiga União Soviética. Apesar de sua incrível velocidade, ele dispõe de poucos recursos tecnológicos, o que até certo ponto pode ser considerado uma vantagem, pois isso o deixa imune a ondas eletromagnéticas. O avião, que entrou em operação em 1965, é utilizado até os dias de hoje.


As quatro máquinas que apresentamos são impressionantes, mas nada bate o Lockheed Martin SR-71, também como conhecido como Blackbird. Essa incrível aeronave, que entrou em serviço em 1964, alcança nada mais nada menos que 3.700 km/h e 28 mil metros de altura –quase três vezes mais que um avião comum. Para se ter uma ideia do que isso significa, para realizar missões próximo aos limites da aeronave os tripulantes -dois- tinham que usar uma roupa pressurizada que lembra os primeiros uniformes de astronauta.

O SR-71 foi desativado por inúmeros motivos, entre eles políticos. É bom lembrar, no entanto, que nenhum dos 33 fabricados jamais foi abatido; 12 unidades foram perdidas em acidentes e 18 foram destruídas quando decretado o fim da produção desse avião para que não fosse mais possível a fabricação de peças ou mesmo novas unidades desse modelo. Apenas 3 são mantidos ativos até hoje pela NASA para estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários anônimos não serão publicados:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...