O Pantanal Mato-Grossense é a região do país que tem a maior quantidade de jacarés do Brasil, são 35 milhões de jacarés, 40 para cada habitante da região!
Durante as vazantes ou nas baías, os jacarés dominam a paisagem. Quase invisíveis no meio dos aguapés, eles ficam de tocaia durante horas à espera de uma garça, de um socó ou de uma jaçanã, para variar o cardápio que comumente se constitui de peixes. Uma grande atração do Pantanal é a focagem noturna de jacarés, feita em barcos pelos inúmeros rios...
Segundo a Embrapa, a população estimada de jacarés-do-pantanal é de 32 milhões de espécimes em toda a planície (2001). O jacaré-do-pantanal é um predador carnívoro, alimenta-se de peixes, invertebrados, pequenos e médios vertebrados, como aves e roedores.
Habita zonas onde as águas são de curso lento e com fundo lodoso. Durante o dia costumam ficar nas margens dos banhados cobertos por folhagens tomando sol e ao anoitecer saem à caça de animais, como peixes ou pequenos mamíferos e aves, dentro da água.
Durante a época reprodutiva, as fêmeas constróem seu ninho com vegetação e defendem zelosamente dos predadores. É comum que várias fêmeas construam seus ninhos em grupos e com pouca distância uns dos outros. São ovíparas, botando muitos ovos, podendo chegar a 50 ovos, dos quais eclodirão pequenos jacarezinhos de 18 a 22 cm de comprimento, após 55 a 70 dias de incubação, dependendo da temperatura na região.
As fêmeas de jacarés não chocam os ovos, mas cuidam e protegem seus ninhos durante toda a incubação, ficando muito agressivas nessa época, diferentemente dos outros répteis que preparam o ninho, fazem a postura e os ovos não tem a proteção contra predadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários anônimos não serão publicados: