Raul Santos Seixas (Salvador, 28 de junho de 1945 — São Paulo, 21 de agosto de 1989), conhecido por "Maluco Beleza", foi um cantor e compositor brasileiro, pioneiro do Rock no país.
Postado no BLOG DO ESCRITOR Jair
Raul sempre foi um fracasso na escola, já que pensava só em música, suas primeira banda foi os Relâmpagos, passando em 1964 a chamar The Panthers e mais tarde Raulzito e os Panteras, Raul Seixas chegou a prestar vestibular de direito, mas em 1967 ele volta à música, vai ao Rio de Janeiro com ajuda de Jerry Adriani, e no ano seguinte sai o primeiro disco pelo Odeon, com o nome de 'Raulzito e os Panteras'. O grande momento da carreira e quando ele se apresenta no Festival Internacional da Canção em 1972. Nessa época ele assina com a CBS(atual Sony-Music) e ganha o disco de ouro com o disco 'Gita', ele chega a se apresentar em programas como Silvio Santos e Chacrinha, e junto com Paulo Coelho, ele fundou: a Sociedade Alternativa, que tinha a frase: 'Faça o que tu Queres, a de ser tudo da lei', os militares não gostaram nenhum pouco, e Raul foi preso; torturado e expulso do país. Ele foi morar nos Estados Unidos, Raul chegou a gravar também com a Phillips e a Warner. Nos anos 80, o Maluco Beleza volta ao Brasil, e vai morar na cidade de São Paulo, ele conseguiu sucesso, chegou a se apresentar na Praia do Gonzaga em Santos, levando 150.000 pessoas, num show memorável, em 1983 Raul lança seu livro a 'Raul Seixas na cidade de Thor', nesse mesmo ano ele aparece na TV Globo num especial para as crianças, em seguida faz um show no ginásio do Palmeiras e tem 10.000 fãs na platéia, mas nem tudo e festa, em 1986, ele começa abusar do álcool e a esquecer das musicas nos shows, muitas vezes, as pessoas chegavam achar que ele não era o verdadeiro Raul, e sim uma sósia, a prova disso, foi quando ele se apresentou no extinto do programa da Globo, com o nome de Mixto Quente(gravado na praia de Copacabana), onde Raul visivelmente esquece das letras, mas em 1987 o Disco de Ouro volta, a música Cowboy – Fora – da – Lei, e executada de Norte a Sul no País, no ano seguinte ele grava A Pedra do Gênesis, onde ele chega a dizer cansado do álcool e das drogas com a música ('Cansei de andar na contra-mão'), nesse mesmo ano ele faz a parceria com Marcelo Nova, e no ano seguinte eles gravam a Panela do Diabo, com direito a show no Olympia em São Paulo, com a casa lotada. No dia 21/08/1989 Raul e encontrado morto em seu apartamento em São Paulo, vitima de pancreatite, que ele sofria há dez anos, Raul além de Rock n Roll gostava de música do Nordeste, era fã de Luís Gonzaga.
Cerca de treze livros foram lançados falando de sua carreira, em vida ele lançou 30 álbuns, destaques para 'Krig-Há, bandolo! em 1973 e' 'Por quem os Sinos Dobram' em 1979. Raul foi enterrado nos braços do povo, chegou a ter cinco companheiras(duas americanas) e três filhas(duas cariocas e uma paulista). Em 1992 foi realizado no Dama Xoc em São Paulo, uma homenagem dos cinco anos sem Raul, com participação de vários músicos entre eles; Kid Vinil e João Gordo.
Postado no BLOG DO ESCRITOR Jair
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários anônimos não serão publicados: