Após o JB sucumbir agora é a vez do paranaense O Estado do Paraná, que deixa as bancas para ser 100% digital.
Vira e mexe a mesma pergunta vem à tona: o jornal impresso vai acabar? Sendo jornalista que lê jornais diariamente e que já trabalhou em redações, digo que não. A mídia impressa jamais vai acabar. Porém, esse braço do jornalismo ainda vai passar por muitas crises e momentos delicados. A bola da vez agora é o jornal curitibano O Estado do Paraná. A tradicional publicação, fundada em 1951, vai parar de circular nas bancas de jornal. O motivo: queda das vendas.
Em apenas cinco anos as vendas do diário despencaram. Em 2005 o jornal vendia 50 mil exemplares por dia. Fechou 2010 com apenas 25 mil exemplares sendo comercializados. Uma queda brusca que fez o dono do jornal, o ex-governador do Paraná Paulo Pimentel abandonar a versão impressa do O Estado do Paraná.
“Temos sentido um declínio na nossa publicação, estamos perdendo leitores”, disse o responsável pelo jornal. Agora, o jornal existirá apenas pela internet e o dono garante que não haverá demissões na redação. “A sustentação se dará pela publicidade”, completa.
O drama pelo qual passa o O Estado do Paraná, é o mesmo que um ex-gigante do jornalismo brasileiro passou recentemente. Afundado em dívidas e seguidas más-administrações, o carioca Jornal do Brasil deixou de circular em versão impressa. Agora só na web. Nos EUA alguns jornais se preparam para a nova realidade e investem pesado na versão digital para Ipad e Iphone. O jornalismo impresso jamais vai morrer, mas que muitas publicações ficarão pelo caminho.
por Guilherme Freitas
Vira e mexe a mesma pergunta vem à tona: o jornal impresso vai acabar? Sendo jornalista que lê jornais diariamente e que já trabalhou em redações, digo que não. A mídia impressa jamais vai acabar. Porém, esse braço do jornalismo ainda vai passar por muitas crises e momentos delicados. A bola da vez agora é o jornal curitibano O Estado do Paraná. A tradicional publicação, fundada em 1951, vai parar de circular nas bancas de jornal. O motivo: queda das vendas.
Em apenas cinco anos as vendas do diário despencaram. Em 2005 o jornal vendia 50 mil exemplares por dia. Fechou 2010 com apenas 25 mil exemplares sendo comercializados. Uma queda brusca que fez o dono do jornal, o ex-governador do Paraná Paulo Pimentel abandonar a versão impressa do O Estado do Paraná.
“Temos sentido um declínio na nossa publicação, estamos perdendo leitores”, disse o responsável pelo jornal. Agora, o jornal existirá apenas pela internet e o dono garante que não haverá demissões na redação. “A sustentação se dará pela publicidade”, completa.
O drama pelo qual passa o O Estado do Paraná, é o mesmo que um ex-gigante do jornalismo brasileiro passou recentemente. Afundado em dívidas e seguidas más-administrações, o carioca Jornal do Brasil deixou de circular em versão impressa. Agora só na web. Nos EUA alguns jornais se preparam para a nova realidade e investem pesado na versão digital para Ipad e Iphone. O jornalismo impresso jamais vai morrer, mas que muitas publicações ficarão pelo caminho.
por Guilherme Freitas
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